top of page

Procrastinação.

  • Foto do escritor: Leonardo Giacomelli.
    Leonardo Giacomelli.
  • 16 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Quadro pendurado na parede.

A procrastinação, esse ato de adiar o que pode ser feito hoje para amanhã, é como um ladrão que rouba nosso tempo e nos deixa com a sensação de vazio. É como se estivéssemos em uma corrida frenética pelo mundo exterior, sem nunca parar para ouvir o que nossa alma sussurra.

Mas, o que esconde por trás dessa mania de deixar tudo para depois? Será que é "apenas" preguiça ou falta de organização? Ou será que existe algo mais profundo, um conflito interno que nos impede de seguir em frente?


A psicologia junguiana nos oferece uma lente interessante para entender esse comportamento. Segundo Jung, somos seres complexos, compostos por uma parte consciente (nosso Ego) e uma outra parte inconsciente (nossa "sombra"). O ego é como o motorista de um carro, que busca controle e segurança, enquanto a sombra é o passageiro misterioso, cheio de segredos e emoções reprimidas.

A procrastinação, muitas vezes, surge quando o ego e a sombra entram em conflito. O ego, com seu medo de fracassar e uma busca por perfeição, pode sabotar nossos planos, nos fazer adiar tarefas por medo de não conseguir fazê-las da maneira ideal. Já a sombra, com seus desejos e impulsos reprimidos, pode nos levar a procrastinar como forma de evitar lidar com emoções difíceis ou com partes de nós mesmos que não queremos enfrentar.


Então, o que podemos fazer para superar a procrastinação?

Que tal começando a dar atenção para o que você realmente quer? Quais seus sonhos e objetivos? Nem sempre é fácil olhar para os cantos escuros de você mesmo, mas é bem aqui que reside o caminho para a transformação. Ninguém é perfeito, e tentar fazer tudo de maneira impecável só o leva á uma frustração e ao adiamento. Aprenda a aceitar seus erros e imperfeições, e você verá, que depois de um tempo, a vida pode se tornar mais leve e prazerosa. Por fim, que tal um pouco de criatividade? Afinal, a criatividade é a força que nos impulsiona a criar e a inovar. Ao conectar-se com a própria criatividade, é possível encontrar novas soluções para problemas antigos e dar um novo sentido as novas tarefas.

bottom of page