Ansiedade: compreendendo sinais e sintomas
- Leonardo Giacomelli.
- 7 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

Antes de começarmos a falar brevemente sobre, gostaria de deixar ao leitor uma pequena ressalva, caso tenha se identificado com algum dos sintomas, não pegue isso para si, mas que procure um acompanhamento psicológico, muitas vezes, os mesmos sintomas podem não estar relacionados necessariamente em um quadro de ansiedade.
A ansiedade se manifesta como um estado emocional caracterizado por apreensão, nervosismo e desconforto físico, geralmente em resposta a um perigo ou estressor percebido. Ela é uma emoção humana normal e adaptativa, nos preparando para lidar com ameaças e desafios. No entanto, quando excessiva ou persistente, a ansiedade pode se tornar patológica, interferindo significativamente na vida da pessoa.
Tipos de ansiedade:
• Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Preocupação excessiva e persistente sobre diversos eventos ou situações, acompanhada de sintomas físicos e psicológicos como inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e problemas para dormir.
• Transtorno do Pânico: Episódios repentinos de medo intenso e terror, acompanhados de sintomas físicos como palpitações, falta de ar, tontura, náusea e sudorese.
• Transtorno de Ansiedade Social: Medo intenso e persistente de situações sociais onde a pessoa pode ser observada ou julgada, levando a evitar tais situações.
• Fobias: Medo intenso e irracional de um objeto ou situação específica, como aranhas, altura ou espaços abertos.
• Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Pensamentos intrusivos e indesejados (obsessões) que causam angústia, levando a comportamentos repetitivos (compulsões) para aliviar a ansiedade.
Alguns dos fatores que contribuem para o quadro de ansiedade, caracterizam-se como:
• Fatores Psicológicos: Experiências de vida traumáticas, como abuso ou negligência, podem aumentar o risco de desenvolver transtornos de ansiedade.
• Fatores Ambientais: Fatores estressores no ambiente, como problemas no trabalho ou relacionamentos, podem desencadear ou piorar os sintomas de ansiedade.
Se você está sofrendo com sintomas de ansiedade, é importante buscar ajuda profissional. A terapia pode te auxiliar no diagnóstico e tratamento da ansiedade, te fornecendo as ferramentas e o suporte necessários para lidar com a condição e melhorar sua qualidade de vida.